A OBRA DO "PÃO DOS POBRES"

       Para santo Antônio, o amor aos pobres vinha da infância. Já vimos que embora pertencesse a uma família nobre, sua mãe lhe havia o compromisso de ajudar aos mais necessitados que batiam às portas de seu palácio.
Certa vez, na cidade de Verona, frei Antônio pregou conta o famoso tirano Ezzelino de Romano, que asfixiava a classe humilde. Convencido e arrependido, o tirano enviou um saco cheio de moedas de ouro ao santo, mas este recusou dizendo: 
"Jorram o sangue dos pobres".
        Essa atitude de frei Antônio e sua vida simples e austera valeram-lhe o amor do povo, veneração essa que continuou após a sua morte.
De fato, uma das lendas mais antigas conta que, poucos anos após a morte do santo na cidade de Pádua, um menino que brincava com água de um tanque acabou caindo dentro dele e se afogou. Cheia de dor, a mãe foi ao altar do santo e prometeu-lhe que se seu filho ressuscitasse, oferecia aos pobres quantidade de trigo igual ao peso do menino. Quando terminou a suplica, maravilhada, viu que a criança se reanimava e voltava a ficar saudável como antes. Cumpriu a promessa e, quando a notícia do prodígio se espalhou pela cidade, muitas pessoas seguiram seu exemplo, acrescentando oferendas de pão para os pobres às suas orações. A obra do
"Pão dos Pobres" é uma das instituições sociais mais relevantes que existem nos dias de hoje.

NA IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS -CIDADE DE PETRÓPOLIS-RJ.

        Todas as terça-feiras na Paróquia Sagrado Coração de Jesus   (Rua Montecaseros, 95)  no  horário  das  7:00,  8:00, 15:00 e 18:00 hs são celebradas as missas a benção dos pães, trazido pelos fiéis em agradecimento a benção dos pedidos à Santo Antônio, missas estas que são celebradas pelo Frei Danilo, Frei Ernesto, Frei José e Frei Piaia, quando são distribuídos os pães pela Pastoral do Pão de Santo Antônio, formada pelo Grupo pastoral missionário  do Senhor sendo a responsabilidade da Renovação Carismática Católica.  

 Missa de Santo Antônio:

        São cadastradas pela Pastoral do Pão de Santo Antônio 750 famílias que recebem 10 pães por pessoa. A pastoral tem por finalidade, resgatar  a  alta estima e levar e escutar  a palavra  de  Deus, não sentindo-se excluídos da sociedade. A pastoral proporciona as famílias que as procuram um atendimento individual para ouvi-los e rezar.

     

EQUIPE DE SERVIÇO PASTORAL

 Finalidade da equipe de serviço da Pastoral  -  São  voluntários que doam seu tempo á serviço do irmão. Parabéns a essas pessoas que fazem parte da equipe , por ajudar ao próximo fazendo um bem a si mesmo.  

Distribuição do pão Santo Antônio:

 

SERVIÇO

 O Cadastramento das famílias funciona a partir das 15:30 hs às terça-feiras, no prédio antigo dos Canarinhos.

DOAÇÃO

Das famílias cadastradas é sorteado uma família por mês  que recebe roupas, alimentos e pão.

Contato: Paróquia do Sagrado Coração de Jesus
Rua Montecaseros, 95 
 Tel.: 2242-6915